quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A influência das cores no Origami

Vermelho
É a mais excitante de todas as cores e pode significar paixão, emoção, agressividade, perigo. É uma cor que sobressai entre todas as outras. Transmite alegria, entusiasmo, estimulo, energia, vida e desejos intensos. Incentiva o romance, distorce a percepção de tempo e dispersa a concentração.
Azul
É a cor capaz de tornar qualquer ambiente relaxante e dá a sensação de frescor. Transmite confiança, conhecimento e autoridade. É uma cor que acalma, evita tensão, atritos e desavenças.
Verde
Combina com as outras cores e é o resultado perfeito da junção do azul do céu e o amarelo do sol. É a cor do equilíbrio e da harmonia. Transmite esperança e criatividade. Ajuda a pessoa a sentir-se bem consigo mesmo e desperta o seu lado afetuoso.
Amarelo
É a cor mais rapidamente percebida por nossos olhos e, por isso é ideal para chamar atenção. Está ligada à carga de responsabilidade excessiva, à alegria, às mudanças. Dá alento, estimula a inteligência e causa riso e prazer.
Laranja
É a cor do fogo flamejante. Significa fartura, prosperidade, festa, prazer e calor e estimula a conversação. É também sinal de precaução.
Rosa
O ditado popular “ver o mundo cor-de-rosa” reflete fielmente seu significado. Estimula a paciência, a abnegação, o cuidado com os outros. Favorece a saúde em geral.
Violeta
É a mistura do vermelho com o azul e mantém as propriedades das duas, embora seja uma cor distinta, e tente unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega dedicada do azul. Sua ação emocional contribui para eliminar o ódio, a irritabilidade, a cólera. Diminui o medo e a angústia. Equilibra corpo e mente.
Branco
É a presença de todas as cores e por isso considerada a cor primordial. Coloque qualquer cor perto do branco e ela parecerá mais colorida. Transmite impessoalidade, elegância e limpeza. Transmite paz, calma, serenidade e frieza.
Preto
É o oposto da luz, concentra tudo em si mesmo. É uma cor autoritária e dominante e torna-se mais sofisticada quando combinada com branco. Transmite sensação de renúncia, entrega, abandono, introspecção. Significa também o destino e favorece a auto-análise.
Cinza
Esta cor iguala todas as coisas e deixa em cada cor suas características próprias sem interferir nelas. Pode expressar desconsolo, aborrecimento, desânimo, mas geralmente produz a sensação de equilíbrio e estabilidade. Transmite tranqüilidade e precaução.
Marrom
Possui a energia e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador. Favorece a criação de laços familiares e a observação às regras e normas sociais. Inspira conforto e segurança.
Extraído do Livro “A Influência das Cores na Sua Vida” - Ed Nova Cultural Ltda
Postado pelo Marcio na comunidade A Arte do Origami

Um comentário:

Angelina Bonente disse...

Oi Vivian! Td bem? Vc como sempre coloca uns textos mto legais! Primeiro foi aquele de papéis e agora esse das cores! Td de bom!

Super bjo e obrigada por compartilhar as informações com a gente!

Até!